quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

III encontro de comunidades quilombolas do sertão do cabugi acontecerá na zona rural de Afonso Bezerra.

As comunidades Quilombolas da Região Central Cabugi se reúnem no dia 20 de Janeiro de 2018 para realizarem o “III ENCONTRO DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO SERTÃO DO CABUGI”. O evento será realizado na comunidade de Curralinho na cidade de Afonso Bezerra (RN), das 9h às 15h. Contará com a participação de quatro (4) comunidades: Aroeira (Pedro Avelino), Cabeço dos Mendes e Curralinho (Afonso Bezerra) e Livramento (Angicos).

O espaço estará aberto à sociedade em geral e contará com a participação de representantes de diversos órgãos envolvidos com a questão da demarcação de territórios quilombolas, da promoção à igualdade racial e de apoio e proteção às comunidades tradicionais. Entre os órgãos envolvidos estarão: Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR), Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), entre outros.

O encontro faz parte de uma iniciativa independente que visa apoiar as comunidades na construção de estratégias para o fortalecimento de sua luta pela autoafirmação enquanto remanescentes de quilombo. Será um espaço de diálogo sobre a formulação e implantação de políticas públicas no âmbito das comunidades.

O evento faz parte de uma série de quatro (4) encontros, articulados no ano de 2017 a partir do trabalho do antropólogo Geraldo Barboza, com auxílio da historiadora Josimeire Bezerra. Este trabalho culminou na elaboração de um diagnóstico que constatou a presença das duas (2) comunidades quilombolas da cidade de Afonso Bezerra.

A primeira edição dessa série de encontros foi realizada na comunidade de Cabeço dos Mendes, já a segunda, na comunidade da Aroeira.

No primeiro encontro, foi anunciada a certificação da comunidade de Cabeço dos Mendes como Remanescente de quilombo;

No segundo encontro, foi anunciada a titulação, pela SEARA, de terras em Aroeira...

No terceiro encontro será entregue a Certificação de Cabeço dos Mendes, será apresentada a nova Diretoria da Associação do Curralinho que passa a se chamar ASOCIAÇÃO COMUNITÁRIA QUILOMBOLA DE CURRALINHO; atualização do Cadastro Único das famílias quilombolas do município, dentre outras informações...

Todas as atividades possuem um objetivo em comum, a contribuição na formação de redes de articulação entre as comunidades, abrindo caminhos para interação com as demais instâncias de poder, na luta por sua autoafirmação, defesa da sua cultura, na conquista e defesa de seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!