sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Engenheira Isla Licely faz uma prévia análise da situação estrutural dos açudes de Angicos. Confira!

Na manhã desta sexta-feira (12/01) uma comissão da Defesa Civil do município de Angicos, visitou os principais reservatórios da cidade. A Engenheira Civil Isla Licely Rodrigues membro do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), fez uma rápida explanação técnica sobre a real situação dos reservatórios e repassou com exclusividade ao Blog Angicos Notícias.

Isla constatou no primeiro reservatório visitado, (Açude do Rio), que ocorreu no talude movimentação de terra do tipo slides, sendo neste uma movimentação circular, formando algumas crateras e fazendo deslocar a contenção de pedras, facilitando assim a erosão. Ela explica ainda que, também foi possível constatar neste e no terceiro reservatório visitado (Açude Velho) o comprometimento dos muros de arrimo, os quais possuem muitas fissuras e em um deles parte desabou.

Já no talude (rampa/parede) do segundo reservatório visitado, que também havia ocorrido slides (escorregamento de terra), porém do tipo “Cunha”, esse tipo de escorregamento é condicionado por duas superfícies de ruptura que fazem haver deslizamento de terra segundo a linha de intersecção do plano de ruptura. Ela acrescenta ainda que, este talude também não possui quase nenhuma contenção.

Uma forma simples de evitar estes deslizamentos de terra é preservar a vegetação nas encontras. Isla completa dizendo que pode ser feito um muro de pedra. A engenheira ainda pede a compreensão da população para que não se amontoem lixo nesses lugares, pois estes podem entupir a saída de água e desestabilizar o terreno provocando deslizamentos.

Segundo a engenheira Isla Rodrigues, o intuito da ida dos profissionais, foi mapear a situação das represas e detectar as fragilidades estruturais a fim de prevenir possíveis desastres uma vez que se inicia nosso período chuvoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!