quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Sesap propõe consórcio ou que prefeituras assumam hospitais

Dando continuidade ao Termo de Ajustamento de conduta (TAC) o Governo do RN está propondo às cidades de Acari, Angicos, Apodi, Caraúbas, Canguaretama, João Câmara e São Paulo do Potengi, duas possibilidades de administração das unidades de saúde; transferência total da estrutura para as Prefeituras ou trabalho em consórcio, entre o Estado e os municípios. As opções foram apontadas e discutidas durante reunião ontem (2) entre o secretário de estado George Antunes e a promotora do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Iara Pinheiro e o Presidente da Federação dos Municípios, Benes Leocádio.

Na ocasião foram apresentados os inúmeros leitos, taxas de ocupação e custos das unidades, que devem ter perfil de atendimento modificado. Responsável por intermediar o debate com as Prefeituras, o Presidente da Femurn, Benes Leocádio, declarou que a preocupação dos gestores é com a substituição das unidades hospitalares por unidades básicas; “Podemos definir por região e microrregião, quais unidades continuarão funcionando como hospitais, mas, não podemos deixar nenhum dos municípios desassistidos”, frisou.

Uma comissão técnica formada por representantes da Sesap, do MPRN, do Conselho de Secretarias municipais (Cosems), do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Sindicato dos servidores da Saúde (SindSaúde), segue elaborando um plano para otimização dos recursos públicos, e manutenção, ou readequação dos hospitais.

O Secretário George Antunes, vem mantendo a sua agenda de reuniões e já apresentou as propostas aos gestores de quatro cidades. “Nossas propostas são de atuar em parceria, ter estrutura de atendimento especializado que possam dar continuidade ao trabalho de atenção básica prestada pelos municípios. O discurso de fechamento das unidades é improcedente”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!