sexta-feira, 11 de agosto de 2017

IFRN realiza quarta edição do Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire. Angicos está no roteiro.

Sob o tema "Políticas Públicas, Escola e Estratégias de Intervenção Social: Construção de Possibilidades", o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) promove, a partir do dia 30 de agosto, a quarta edição do Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire no Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN.

De acordo com a organização, neste seminário vai ser discutida a situação político-econômico-social do país, abrindo o diálogo sobre o porquê, o para quê e o para quem estão sendo promovidas reformas educacionais, sobre o papel dos movimentos sociais e institucionais, o que cabe a cada um de nós discutir, fazer, pensar.

O evento é voltado para professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, gestores educacionais e demais interessados. Para saber mais informações e como se inscrever acesse o portal do Seminário

Assim como nas edições anteriores, os participantes vão a Angicos para um encontro na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), com 16 ex-alunos de Paulo Freire, de uma turma do ano de 1963. Na ocasião haverá também uma mesa de diálogos. A viagem acontece no sábado, dia 2 de setembro. 

Paulo Freire
Graduado pela Faculdade de Direito de Recife, Paulo Freire foi professor de Língua Portuguesa do Colégio Oswaldo Cruz e diretor do setor de Educação e Cultura do SESI (Serviço Social da Indústria) entre os anos de 1947 e 1954. Segundo o Portal que leva seu nome, a filosofia educacional do professor expressou-se primeiramente em 1958, na sua tese de concurso para a Universidade do Recife. Outra marca foram as primeiras experiências de alfabetização, como a de Angicos, aqui no RN. Freire, pela relevância de sua obra, é o Patrono da Educação Brasileira. 

Por seus trabalhos na área educacional recebeu, entre outros, o Prêmio UNESCO da Educação para a Paz (1986) e Prêmio Andres Belloda Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continente (1992). Ao professor ainda foi outorgado o título de doutor Honoris Causa por 27 universidades. Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, vítima de um infarto agudo do miocárdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico Celebrando à Cristo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Angicos, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!