terça-feira, 1 de agosto de 2017

Conferência Municipal de Assistência Social de Angicos abordou o fortalecimento da SUAS.


Com expressiva participação de secretários municipais, vereadores, gestores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi realizado nesta última segunda-feira, 31/07, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Angicos.

O evento aconteceu no auditório do Central do Campus UFERSA e teve como tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. 

O encontro começou com o credenciamento às 7h30min, seguido de Momento Cultural e leitura e aprovação do regimento.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito do município Deusdete Gomes, da primeira dama Maria Ivaneide, da Secretária de Ação Social, Aline Barros, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Larissa Cunha, da Conferencista e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Ivanir Matias, dos Vereadores, Neto de Dezin, Edileuza Palhares e Jalmir Dantas, das Secretárias Executivas, Nataly Felipe (Saúde) Fra. Ramos (Educação), Carla Bertuleza (Administração), do secretário José Mário (Esportes), Palhares Neto (Tributação) e Manuela Rodrigues (Gabinete Civil), além de servidores municipais, usuários do SUAS, gestores, representantes de entidades religiosas, sindicais e servidores do CRAS, CREAS e Conselho Tutelar.

A apresentação cultural ficou a cargo do coral “Doce Voz”, composto por crianças atendidas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SFCV), órgão integrado ao CRAS. As crianças emocionaram a todos com as belíssimas canções brilhantemente apresentadas.

Em seguida, Aline Barros titular da pasta de Ação Social apresentou as ações realizadas pela Secretaria neste início de gestão, bem como os setores que as executam. 

O tema da conferência foi abordado e elucidado aos conferencistas pela Palestrante, Ivanir Matias.

Os participantes discutiram diretrizes para o fortalecimento do SUAS em quatro eixos temáticos; a proteção social não- contributiva e o princípio da equidade, a gestão democrática e o controle social, o acesso às seguranças sócio assistenciais e articulação entre serviços e a legislação como instrumento de gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federados. Após a roda de discussões, foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual.

A Conferência se configura em espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletivas de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos. Desta forma, as propostas finais apresentadas pela 8ª Conferência Municipal de Assistência Social serão encaminhadas aos entes federados (município, estado e união).

ASSECOM/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!