sábado, 18 de março de 2017

Uma nova modalidade esportiva ganha evidência no município: ANGICOS STREET SKATEBOARDING.


ANGICOS STREET SKATEBOARDING é um projeto coletivo desenvolvido na cidade de Angicos, Rio Grande do Norte, cujo objetivo é promover a integração e a sociabilidade de pessoas que apreciam e gostam de andar de Skate.

Skateboarding (prática de andar de skate) é um movimento cultural que muitas vezes aparece associado as práticas de lazer, de diversão e de esporte radical. Por suas características específicas, se distingue das modalidades esportivas tradicionais, por carregar, em sua história, a marca da criação e recriação livre de manobras que são desenvolvidas pelos próprios skatistas.

Por está mais distante das regras e dos padrões socialmente estabelecidos, a prática associa-se mais a diversão do que às ideias de competitividade e de individualismo. Historicamente, a arquitetura urbana, seja nos grandes centros ou nas periferias, tem sido o principal espaço de acontecimento desse movimento, como também o lugar de encontro e de difusão da cultura criada por seus adeptos. 

O Skateboarding se desenvolveu em meados do século passado, especificamente nos Estados Unidos da América. Conforme menciona o pesquisador e esportista norteamericano Rhyn Noll, em seu livro "Skateboard Retrospective", o primeiro skate foi patenteado em 1939. O equipamento era composto por um shape(prancha de madeira) com dois eixos munidos de quatro rodas. Dos Estados Unidos o Skateboarding se propagou para todo o mundo, conquistando novos adeptos, que ao longo dos anos, foram diversificando as tricks (manobras) e as modalidades desse fantástico e apaixonante movimento.

Na cidade de Angicos, o Skateboarding iniciou em meados de 2012, a partir da iniciativa de alguns jovens que decidiram radicalizar e andar de skate na principal praça da cidade. Mesmo em condições adversas, o grupo persistiu e manteve acesa a paixão pelo Sk8. Recentemente, mais adeptos vindos de outras cidades se somaram aos skatistas angicanos e ampliaram as possibilidades de consolidar efetivamente o movimento como uma prática social e também como política de inclusão, proporcionando, assim, mais um espaço de lazer, de diversão e de bem-estar na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!