quarta-feira, 8 de março de 2017

Professor do Campus UFERSA Angicos lança Livro que resgata a história dos negros escravizados

Os associados: uma luta contra a intolerância é o livro do professor, Carmelindo Rodrigues da Silva, do Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que será lançado na próxima terça-feira, dia 14, às 9h, na Biblioteca Orlando Teixeira, no Campus Mossoró.

No livro, o professor aborda a conturba relação entre brancos e pretos, com o advento da escravidão dos negros no século XIX. “Alguns episódios não são tão considerados e tendem a cair no esquecimento”, revela Carmelindo, acrescentando que “o tráfico de escravos, por exemplo, foi “oficialmente extinto” pelas Leis Feijó (1831), Lei Bill Aberdeen (1845) e Lei Euzébio de Queiroz (1850), meio século antes da extinção, de fato, da escravidão, ocorrida somente em1888”.

Segundo o professor Carmelindo Rodrigues, a história mostra que neste período as relações entre brancos e negros continuaram “muitíssimo próximas e grandemente conturbadas”. “Ainda no século XIX, mesmo perdendo a sua força do passado, a intolerância religiosa foi um problema, uma ameaça bem presente para os primeiros protestantes que aportaram no Brasil e para os seus primeiros convertidos”.

No livro, explica o professor, “esse mosaico se completa com a atuação do movimento abolicionista, tendo entre seus diversos atores uma sociedade secreta”. O lançamento está sendo organizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Ufersa. A informação é transmitida pela assessoria de comunicação da UFERSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!