segunda-feira, 20 de março de 2017

Minicurso sobre produção de vídeo reúne estudantes do Pibid na Ufersa Angicos


Estudantes universitários integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid – da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Angicos,  participam de minicurso sobre a Produção de Vídeo. Com carga horária de 8 horas, o minicurso foi ministrado pela equipe de Comunicação da Ufersa Mossoró. A informação chega ao blog por intermédio da Assecom da UFERSA.

O minicurso abordou noções básicas sobre as três etapas para produção de uma peça audiovisual: o roteiro, a captação de imagem e som, e a edição. “Os nossos bolsistas desenvolvem atividades nas escolas e a ideia desse minicurso é incentiva-los a produção de um vídeo para documentar o trabalho que o Pibid, através da Ufersa  Angicos”, opinou a professora Rita Diana, coordenadora do Programa no Campus Angicos.

A parte de roteiro foi ministrada pelo jornalista Passos Júnior que a partir de exemplo do documentário Plantar Saber: Horta Didática na Escola, mostrou de forma prática o passo a passo para a produção de um roteiro. “São conceitos básicos para produção de um vídeo que começa com a ideia e, depois se colocar no papel o que você quer mostrar que é o roteiro propriamente dito”, firmou Passos. Os participantes aprenderam sobre story line, sinopse, argumento que são fases fundamentais para a produção de um roteiro. No final do módulo, foi mostrado o roteiro final do documentário culminando com a exibição do documentário.

Num segundo momento, o cinegrafista Eduardo Mendonça abordou a melhor forma para captação de imagens e som, com dicas sobre enquadramento, iluminação e também como driblar a falta de estrutura, o que denomina de “engenharia alternativa”. “Achei muito produtivo, os alunos interagindo com perguntas, citando exemplos, anotando, fotografando e até servindo de atores para ajudar nas explicações. Percebi que a turma gostou bastante da parte que usamos a engenharia alternativa, pois é o que proporciona qualquer pessoa com algum conhecimento possa produzir vídeos sem gastar muito com equipamentos caros”, relatou.

No terceiro módulo, Diego Farias, técnico em audiovisual e editor de imagens, abordou o processo de edição de áudio e vídeo, que formata o trabalho realizado no primeiro e no segundo módulos. “Além dos acabamentos, vamos a partir do roteiro e da captação das imagens e sons dar formato ao produto final que o vídeo”, afirmou. Diego também trouxe muitas dicas para superar a falta de equipamento. “A nossa missão é dar todo o suporte técnico dentro das condições e realidade dos alunos, possibilitando uma produção audiovisual com o mínimo de qualidade e eficiência”, pontuou.

Os três módulos se complementam entre si, mas mesmo os bolsistas que não participaram das três etapas do minicurso de produção de vídeo, devido os compromissos acadêmicos, poderão formar grupos e trocar informações com quem participou. “A pré-produção com o levantamento do tema, da abordagem, dos personagens, dos equipamentos, quem faz o quê, entre outras questões também é ponto importante nesse processo”, lembra Eduardo Mendonça.

Os bolsistas do Pibid Angicos desenvolvem atividades em escolas da rede pública, promovendo o vínculo dos universitários com o ambiente da sala de aula. Essa troca de experiência tem como objetivo a melhoria do ensino público. Quem participou considerou o minicurso muito válido. “Vai nos ajudar bastante a nortear o nosso trabalho. Essa experiência prática vai contribuir para que possamos documentar em vídeo um pouco da nossa atuação no Pibid”, considerou Paulo Henrique Santos de Oliveira, graduando da Licenciatura em Computação e Informática. Para Alan Kardeque de Oliveira, também de Computação e Informática, faltava essa orientação para amadurecer a ideia voltada para um vídeo. “Gostei muito, realizamos várias atividades nas escolas e creio que esse minicurso vai viabilizar a nossa proposta”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!