terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Em grande estilo, Secretaria de Educação abre ano letivo com Jornada Pedagógica 2017.

A Prefeitura Municipal de Angicos por intermédio da Secretaria de Educação deu início, na noite desta segunda-feira (20), ao ano letivo da Rede Municipal de Ensino, com abertura oficial da Jornada Pedagógica 2017.

Realizado no Auditório Central do Campus UFERSA Angicos, o momento teve início às 18h30, com o credenciamento e acolhida. Às 19h30, o evento seguiu com o belíssimo recital poético; “O Sertão de Angicos”. A obra tem como autor o Escritor, Teólogo, Filósofo e Poeta, Pe. Antônio de Murilo Paiva, palestrante da noite. Na ocasião, a apresentação foi recitada pela poetiza Edna Lilás de Assú, acompanhado pelo suave e tocante dedilhado do Multiartista, Zelito Coringa e seu violão.

Em seguida, o cerimonial convidou as autoridades para composição da mesa de honra; Primeiro, a Secretária Municipal de Educação, anfitriã do evento, Profa. Dra. Francisca Ramos. A titular da pasta ocupou assento no dispositivo, em seguida, o Prefeito Municipal, Deusdete Gomes de Barros (PSDB), logo depois, o Vereador Jalmir Dantas (PSB), na ocasião representando o Poder Legislativo Municipal, a sra. Eliana Carlos da Silva, Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Angicos à ocasião, representando o Reitor da UFERSA José de Arimatea de Matos e o Diretor do Campus em Angicos, Araken de Medeiros Santos,Telma Alves, representando a diretora da 8ª DIRED, Prof.ª Sonia Maria Pereira e, por fim, o Presidente do SINDSPAN, Francisco Batista Mariano.

A Secretária de Educação, Prof.ª Dr.ª Francisca Ramos ressaltou que o evento tem por finalidade, fortalecer as ações pedagógicas e administrativas da secretaria e, concomitantemente, das unidades escolares da rede municipal. Ela enfatizou ainda sobre a importância de elevar a qualidade de ensino e a política de valorização aos profissionais da rede educacional do município.

O Prefeito da Cidade iniciou seu pronunciamento fazendo menção da citação do poema do Escritor Fernando Pessoa, que diz: “Eu Sou do Tamanho do que Vejo”. Posteriormente, ao cumprimentar a mesa formada, secretários municipais e todos os presentes na Jornada, o Chefe do Executivo Municipal, fez uma saudação especial: Deusdete homenageou a irmã e educadora Raimunda Gomes, a qual teve o privilégio de ser sua ex-diretora e ex-professora. Dona Raimunda é considerada um ícone da educação no município. Pedindo uma salva de palmas em homenagem a ela, Deusdete ressaltou que foi ex-aluno de escola isola no sítio canivete, zona rural de Angicos e, recordou bem as dificuldades vividas no passado em busca do saber, sem meios de locomoção, ele tinha que percorrer quilômetros a pé até a escola. Ele também enalteceu a visão de futuro do seu pai, José Gomes de Barros (in memorian). “Meu pai não sabia ler e escrever, mas, há 60 anos, antes de Paulo Freire vir a Angicos, meu pai foi ao Banco do Nordeste e fez um empréstimo para construir uma Escola para sua filha alfabetizar os irmãos e crianças da região.”, lembrou Visivelmente emocionado, Deusdete essa trajetória. Ele agradeceu a secretária de educação por ter atendido o convite e juntos com todos os educadores do município, construir uma educação de futuro.

Sob a regência do músico Marcelo Lopes Maia, acompanhado pelo pianista Tony Wescley Dantas da Cunha, o harmonioso Coral “Canto Jovem” de Guamaré três peças em latim; sanctus, kyrie Eleison e Agnus dei da missa de Angelis Polifônico. Na oportunidade, o Coral entoou mais duas peças; Cio da Terra, Azul da Cor do Mar e Vamos Fugir.

Simultaneamente, no Centro de Convivência da Universidade, o poeta Manoel Cavalcante de Souza Castro organizou um stand com uma exposição contendo literaturas de cordel. Após a solenidade, foi servido aos presentes um coffebreak especial.

A semana pedagógica iniciou ontem, 20 e se encerra no dia 24 de fevereiro, do ano em curso e envolve todo o quadro de servidores da educação. O objetivo da Jornada é fomentar reflexões acerca das práticas inerentes ao processo de ensino e aprendizagem, junto aos profissionais envolvidos no cotidiano educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!