segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dicas de Saúde: Drª. Emanuela fala sobre Outubro Rosa.

No mês de outubro as estratégias de promoção e prevenção estão voltadas ao CÂNCER DE MAMA, doença que ocupa o primeiro lugar no ranking das doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo e é por esse motivo que traremos algumas informações importantes neste dia.

Este mês comemorativo foi instituído a partir de uma iniciativa dos EUA nos anos 90, que comemorava o período com desfiles e passeatas, levando informações e casos superados da doença a tratamentos por detecção precoce e é este o objetivo dos esforços voltados a este período.

Ações que vão desde a realização de mamografias, instrução para auto exame de mamas e até a iluminação de prédios públicos e privados com luzes cor de rosa, reportam esta data tão especial já que, de acordo com o INCA, até 95% dos casos detectados precocemente possuem efetividade e cura em seu tratamento, o que justifica todos os esforços voltados para este período.

É importante frisar que o câncer de mama também pode acometer homens, apenas do número reduzido de casos, sendo importante referir que o câncer de próstata - que será foco no NOVEMBRO AZUL - o que mais mata os homens.

Existem algumas práticas que podem evitar até 30% dos casos de câncer de mama, como por exemplo: prática de atividade física, alimentação saudável, controle do peso corporal adequado para idade e gênero, o ato de amamentar e, principalmente evitar o consumo de álcool e cigarros.

Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, que decorre de um acúmulo de erros que gera uma multiplicação celular exagerada estão: obesidade/sobrepeso na menopausa, sedentarismo, não ter filhos, 1° gestação após os 30 anos, etilismo, história familiar de câncer.

Dentre os principais sintomas presentes que podem sinalizar a presença do câncer estão: nódulo fixo, endurecido e indolor; pele da mama avermelhada, bico do seio retraído ou pele com aparência de casca de laranja; outras alterações no bico do seio; pequenos nódulos embauxi das axilas e no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos.

É importante ressaltar que o autoexame deve ser realizado somente 10 dias antes e 10 dias após o período menstrual e que, deve-se procurar um profissional enfermeiro e/ou médico para receber as instruções adequadas sobre a forma correta de realização do autoexame.

Conheça seu corpo, observe possíveis alterações e procure um serviço de saúde porque a prevenção é o alvo por se constituir como a melhor possibilidade para se obter sucesso ao tratamento.

------------

Emanuela Alves: Fonoaudióloga; Doutorada em Neurociência pela UFRN-RN; Especialista em Neonatologia pela UNIFOR-CE; Especialista Oncologia Fonoaudiológica pelo A.C.Camargo-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico Celebrando à Cristo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Angicos, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!