terça-feira, 11 de outubro de 2016

Angicos: Oficina discutiu plano intermunicipal de Resíduo Sólidos da Região de Assu.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) esteve promovendo oficina referente à elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos da região de Assú. O evento aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Angicos, na tarde desta terça-feira (11).

O objetivo da oficina foi apresentar as proposições e validar os planos, contratados pela SEMARH, para nortear a gestão de resíduos sólidos dos municípios das duas regiões e do Estado.

Na ocasião, foram discutidas com os gestores públicos municipais, com a sociedade civil e instituições sindicais questões ligadas à coleta seletiva, a extinção dos lixões e o apoio aos catadores de materiais recicláveis.

Além de representantes de municípios circunvizinhos inseridos no consórcio, estiveram presentes; o Prefeito Municipal, Expedito Edilson Chimbinha [DEM], o vice-prefeito e Prefeito eleito nas últimas eleições, Deusdete Gomes [PSDB], secretários e representantes, o vereador Nivaldo Gomes [PSDB], servidores do IDEMA-RN, professores, alunos da Escola Estadual Joana Honório da Silveira Moura, assistiram atentamente a Oficina.

A aluna do 9º ano da Escola Estadual Joana Honório da Silveira Moura, Jaqueline Fernandes de Araújo, de 15 anos de idade, trouxe uma sugestão: “Estamos conscientes sobre a política reversa, entretanto, é necessário que mais palestras desta natureza sejam realizadas buscando orientar ainda mais a população sobre a importância da conscientização, porque só tomamos conhecimento após esta palestra. Então, como nos sensibilizarmos se não estivermos conscientes?”, frisou a jovem.

O Prefeito eleito de Angicos, Deusdete Gomes de Barros parabenizou os idealizadores pela iniciativa. Na ocasião, Deusdete disse que, seu plano de governo contempla a proposta. Foram inseridos dois eixos, dentro desta área; Educação Ambiental e a Coleta Seletiva do Lixo. 


Deusdete disse ainda que defende consórcios normatizados. O novo gestor do município ressaltou que a partir de Janeiro implantará um projeto semelhante em Angicos.

A Drª Vera Rodrigues Cirilo, Coordenadora Técnica do Programa de Resíduos Sólidos da SEMAHR no RN, destacou a importância de se despertar a sociedade para a educação ambiental.

Outra palestrante foi Ariel Leão, Engenheira Ambiental da empresa BRENCORP. Ariel abordou o diagnóstico regional de resíduos sólidos da região do Assu. Ela expos as fases da elaboração do plano intermunicipal, entre os quais foram divididas em 5 partes; 1º relatório: um projeto de mobilização social e comunicação; 2º relatório: o diagnóstico. 3º relatório: estudo da gestão consorciada. 4º as proposições de metas e o 5º relatório, agenda setorial.

A execução dos Planos intermunicipais do Mato Grande e Vale do Açu estão sendo elaborados pela empresa Brencorp.

Confira mais imagens a seguir:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!