sábado, 3 de setembro de 2016

Entra em vigor o novo Estatuto da Ufersa

Entrou em vigor nesta quinta, 1º de setembro de 2016, o novo Estatuto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa, conforme a Portaria do Gabinete da Reitoria Nº 566/16. O documento traz a missão, os princípios, os objetivos e toda a nova organização administrativa e acadêmica da instituição.

Pelo novo Estatuto, a Ufersa contará a partir de hoje com Centros em Mossoró, na sede, e também nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Segundo o documento, Centro é a estrutura universitária, para todos os efeitos de organização administrativa, financeira, didático-científica e de distribuição de pessoal e compreende as grandes áreas de conhecimento. Em Mossoró, serão 5 Centros ao todo.

– Centro de Ciências Agrárias (CCA)
– Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
– Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN)
– Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH)
– Centro de Engenharias (CE)

Em Mossoró, os Centros  contarão com Diretores Pro tempore. Nos campi, os respectivos diretores também irão assumir os centros de cada unidade. A frente do Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA) ficará o Professor Araken Medeiros Santos; no Centro Multidisciplinar de Caraúbas (CMC) ficará o Professor Daniel Freitas Freire Martins e já no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF) ficará a frente o Professor Alexsandro Pereira Lima. Os Centros serão subdivididos em Departamentos que irão congregar disciplinas afins.

Outra mudança com o novo Estatuto é quanto a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PROAC) que agora passa a se chamar de Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE). O Estatuto também criou um novo conselho, o Conselho de Administração – CONSAD que será o órgão superior com funções deliberativas, normativas e consultivas sobre matéria administrativa, orçamentária, financeira, patrimonial, de política de recursos humanos e assistência estudantil. Agora a Ufersa passa a contar com 4 Conselhos Superiores (Conselho Universitário – CONSUNI; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE; Conselho de Curadores – CC e o Conselho de Administração – CONSAD).

Ainda pelo novo Estatuto, os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros ganham mais uma coordenação acadêmica. Além da extensão, pesquisa e assuntos estudantis, cada unidade terá a sua Coordenação de Graduação. O Estatuto também estabelece que nas ausências do Reitor e do Vice-Reitor, assumirá a Reitoria o Pró-Reitor em exercício mais antigo do quadro efetivo da Ufersa, que contemple os requisitos legais para assumir o cargo.

Agora uma comissão será formada para propor normas de transição para uma total aplicabilidade do novo Estatuto, que começou a ser elaborado há 5 anos.

Confira o novo Estatuto da Ufersa: https://documentos.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/79/2014/09/ESTATUTO-PUBLICADO-NO-SITE-VALIDO-A-PARTIR-DE-1-DE-SETEMBRO-DE-2016.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico Celebrando à Cristo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Angicos, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!