terça-feira, 27 de setembro de 2016

Católicos participam de Missa em Ação de Graças pela passagem dos 90 anos de Monsenhor Pinto.





Fiéis de Angicos e Fernando Pedroza (RN) lotaram a Igreja Matriz de São José dos Angicos, nesta segunda-feira (26), para celebrar os 90 anos de vida do Monsenhor Francisco das Chagas Pereira Pinto. Toda Cobertura fotográfica foi feita pelo nosso parceiro Claudinho Fotografia, o qual somos imensamente gratos, por ter nos disponibilizado em primeira mão as imagens da festividade jubilosa.

Em um clima de festa e muita alegria, a comunidade católica acompanhou Santa Missa em Ação de Graças celebrada em agradecimento a Deus pela passagem desta data especial. O próprio Pe. Emérito teve a honra e o privilegio de Presidir a Celebração Eucarística, concedido pelo Presidente da Celebração, Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal.

A Missa em Ação de Graças foi concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime, e pelo Arcebispo Emérito Diocesano, Dom Matias Patrício de Macedo, e contou com o auxílio do Padre da Paróquia de São José dos Angicos, Severino Neto, Padre Pedro e do Vigário paroquial, Gilmar Pereira. Padres de várias partes do Estado estiveram prestigiando o momento. Amado pelos fieis, Monsenhor Pinto nasceu na Fazenda São Francisco, município de Gaspar Lopes, hoje, Pedro Avelino (RN).

Sucinta Biografia:

Nascido dia 26 de setembro de 1926, Francisco das Chagas Pereira Pinto, Filho de Francisco Horácio Pereira Pinto e Anna Amélia Pereira Pinto, foi nomeado em julho de 1959, vigário da Paróquia de São José dos Angicos (RN), pelo então Papa João XXIII, substituindo o Pe. Manoel Tavares de Araújo, que no momento deixava a paróquia de São José dos Angicos para ser bispo da Diocese de Caicó.

Em 19 de agosto de 2000, Monsenhor recebeu o título de Mons. Outorgado pelo então Papa João Paulo II. Aos 90 anos de idade, 60 anos dedicado à vida sacerdotal e apostólica, Mons. Pinto passou mais de 50 anos dedicados à paróquia de São José dos Angicos.

Em 04 de agosto de 2008, passou a administração da paróquia ao Revm.° Vigário Administrativo o Pe. Vicente Fernandes Neto, tornando-se assim Pároco Emérito da Paróquia de São José dos Angicos.

No dia 20 de dezembro de 2008 recebeu o Título de Cidadão Fernandopedrozense pelo então vereador Magnos Alves Batista. Foi digno do reconhecimento do povo Pedrozense como servo de Deus, pela sua grandeza espiritual transmitida aos fiéis e conterrâneos ao longo desta jornada.

Dom Jaime Vieira Rocha ressaltou a bela trajetória sacerdotal do mons. Pinto, e, disse que o gesto é louvável e digno, diante dos grandes serviços prestados ao Reino de Deus, sempre com zelo e amor. Dom Jaime, elucidou que, o mons. é um dos únicos sacerdotes do estado nomeado por através de Bula Papal pelo próprio Papa João XXIII. Mons. Pinto foi nomeado Pároco apostólico visto que foi nomeado pelo Papa.

Desejamos ao Mosenhor Pinto, muitos e muitos anos de vida, repletos de felicidade e amor. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico Celebrando à Cristo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Angicos, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!