quarta-feira, 31 de agosto de 2016

22ª ExpoLajes: Programação oficial do evento começa na próxima sexta-feira em Lajes

Tudo pronto para a 22ª Exposição Agropecuária da Região Central (ExpoLajes), e que acontece de 02 a 04 de setembro, no Parque a Exposições Nélio Dias, na cidade de Lajes.

A abertura será na sexta-feira (02) às 21h, com presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), agrônomo Guilherme Saldanha. O evento deve reunir melhor da caprinovinocultura e bovinocultura potiguar, com expositores de várias partes do estado, informa a assessoria de imprensa da SAPE, na capital potiguar.

A exposição deve reunir em torno de 1.200 animais e deve movimentar a economia da região, segundo os organizadores.

O evento, que terá ainda a 14ª Exposição da Cabra Leiteira, é realizado pelo Governo do Estado através da SAPE com apoio do projeto RN Sustentável, e participação da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN) e Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) com organização local da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi (ACOSC).

A programação está bastante diversificada e consta de torneios leiteiros, competições, exposição de ovinos e caprinos, mostra de gado das raças Sindi e Guzerá, leilão da Emparn, feira gastronômica, feira de artesanatos, feira do produtor familiar, pega do bode, concurso Garota ExpoLajes, e apresentações culturais.

A parte técnica estará contemplada no dia 02, às 8h às 12h30, com o Dia de Campo; e no dia 03, das 8h às 12h30 um Ciclo de Palestras, com repasse de informações e demonstrações de novas tecnologias para os produtores rurais.

A Emparn vai disponibilizar aos produtores rurais, agricultores familiares e visitantes, material informativo sobre as pesquisas desenvolvidas, e ainda, a comercialização de pintos de um dia, oriundos do projeto Ave Caipira, ao preço de R$ 2.00 a unidade.

Também serão distribuídas gratuitamente, 300 raquetes de palma forrageira tolerantes à cochonilha do carmim aos produtores interessados.

No sábado, às 19h, será realizado o Leilão EMPARN/ACOSC & Convidados, com a disponibilização de 30 lotes de caprinos e ovinos de diversas raças.

Durante a exposição, o IDIARN estará com um estande montado para prestar informações aos agricultores sobre sanidade animal e as atividades desenvolvidas. 

O Instituto também estará recebendo cinco novas viaturas, modelo Amarok, fruto de um convenio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para atuar na fiscalização.

Já a Emater/RN irá entregar equipamentos do programa Compra Direta para alguns municípios da região Central.

A ExpoLajes conta o apoio do SEBRAE/RN, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, Sistema SENAR/FAERN, além das prefeituras municipais da região Central, APASA, ANCOC e empresas privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!