terça-feira, 23 de abril de 2013

Morador encontra lixo hospitalar descartado às margens do açude velho em Angicos.


Angicos (RN) - Um morador do bairro Alto do Triângulo em Angicos deparou-se com um fato inusitado, encontrou lixo hospitalar jogado por traz da sua casa ás margens do Açude Velho, na manhã deste sábado (20).Nossa equipe constatou no local, entorno de 2.000 ampolas.

A esposa de seu Chico BI relatou que chegou a ouvir o momento em que despejaram o lixo hospitalar por traz de sua casa. Ao amanhecer, os mesmos encontraram uma grande quantidade do material espalhado por toda parte.


Seu Chico BI como é mais conhecido, ficou assustado com o ocorrido e cobra urgentemente que seja tomado providencias, pois com ele moram crianças e o contato com esse tipo de resíduo torna-se perigosíssimo.


Ainda diante das reivindicações de seu Chico,  o morador cobra mais atenção com esse tipo de material e que seja retirado imediatamente do local."A destinação do lixo deveria ser específica, já que trata-se de resíduos hospitalares. Nunca tinha visto algo assim", diz o morador.


Na manhã desta segunda-feira, equipe da Vigilância Sanitária foi informada do ocorrido, De acordo com a Norma EB 588/1977 devem ser embalados em sacos plásticos branco-leitosos, grossos e resistentes. Devem ser colocados em recipiente específico bem vedado e que estejam fora do alcance de pessoas. Isto, naturalmente exclui por definitivo colocá-los em lugares públicos.


O lixo séptico ou hospitalar deve ir para valas sépticas ou ser incinerado (a incineração é diferente da queima, pois é feita em máquinas especiais e não simplesmente pelo fogo). Entretanto, em muitas cidades, o lixo hospitalar é depositado em aterros sanitários ou mesmo lixões. Isto quando a coleta é irregular ou inexistente. Além disso, muitos resíduos infectantes vão para aterros sanitários através da coleta domiciliar, já que muitas pessoas são tratadas de enfermidades nas suas próprias residências.

Do Blog - A nós, resta-nos saber de onde origino-se esse lixo hospitalar. De onde é oriundo?  Onde e quem estão fazendo os devidos procedimentos dos mesmos? Estaremos sempre alertas para tornar publico a nossa população, tudo que seja de inteiro interesse popular.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Administrador

Minha foto
Estudante do Curso - Bacharelado em Administração, apresentador do Programa Radiofônico "O Legislativo em Ação", parceiro da Rádio Princesa 90FM, Redator da Coluna "Giro pela Cidade", Titular do Blog Angicos Noticias e blogueiro!